top of page

Como ser um bom líder em 8 passos

  • Michael Gomes Maciel
  • 19 de fev. de 2018
  • 3 min de leitura

MICHAEL GOMES MACIEL

- TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO;

- ESPECIALISTA EM PREVENÇÃO DE ACIDENTES;

- ASSISTENTE TÉCNICO PERITO EM INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE;

- ESPECIALISTA EM HO;

- BOMBEIRO CIVIL E INDUSRIAL;

- CONSULTOR EMPRESARIAL E AMBIENTAL;

- AUDITOR COMPORTAMENTAL;

- AUDITOR ISSO - 9000 E 14000;

- AUDITOR SA – 8000;

- GESTOR DE PROJETOS DE INCÊNDIO.


Líderes memoráveis geram impacto e influência sobre as pessoas. E é isso que valorizamos neles. Então, como ser um bom líder? Quais suas características, que inspiram pela coragem e resiliência? Estas grandes personalidades não são apenas confiantes, mas confiáveis. E sempre serão lembrados pelos colegas de trabalho com uma distinção quase que natural. Sua presença deixa os colaboradores seguros, apoiando iniciativas que fortalecem a cultura organizacional. E como eles fazem tudo isso? Como ser um bom líder?

8 qualidades que fazem dos verdadeiros líderes pessoas inesquecíveis.

Quer se tornar inesquecível também? Aproprie-se das virtudes dos líderes para passar a agir – e ser reconhecido – como tal.

1. Autenticidade

Quanto mais autêntico, mais memorável. Sem joguinhos de poder, eles são transparentes e vestem seus ideais. Também permitem que seus colaboradores tenham sua própria voz e que sejam ouvidos e descubram sua identidade.

2. Compartilham sua sabedoria

Gostar de compartilhar os segredos de seu sucesso não é para muitos. Por isso os líderes são grandes professores e os melhores mentores. As pessoas carregarão suas lições para sempre. Um exemplo: nunca aconselhe os outros sobre uma experiência que você nunca passou – caso contrário, pode colocar a pessoa em risco. Líderes só dizem que sabem quando realmente sabem.

3. Fazem o que os outros não fazem

Ao longo de sua carreira você já teve chefes que certamente, depois de um tempo, se tornaram recicláveis. Os líderes mais memoráveis se distinguem da multidão, porque te apoiam de uma maneira que os demais não conseguem. E, o mais importante, aproveitam aquela sua habilidade ou competência que os outro negligenciam. Quantas vezes você sentiu que o seu talento nunca foi recompensado ou descoberto por seu líder?

4. Abraçam as lições do fracasso

Essa é umas das atitudes mais importantes: os líderes se permitem aprender com as falhas, crescer e prosperar. Eles veem o risco como um bom amigo – o que não significa que desejem falhar. E também guiam os colegas de maneira firme quando estes se encontram em seus maus momentos.

5. Dão seu valioso tempo aos outros

O tempo de um líder é seu mais precioso bem. Todos querem mais tempo com ele do que ele tem disponível. Os líderes de verdade reconhecem que seus colaboradores precisam de atenção e encontrarão uma forma de escutá-los e dar conselhos. Muitas vezes, um funcionário só quer que seu líder preste atenção ao esforço que ele está fazendo.

6. Criam momentos especiais

Líderes memoráveis são extremamente sintonizados às necessidades de seus colaboradores, à cultura e tom da organização. Eles podem conectar rapidamente os pontos, reconhecendo políticas internas, externas e pontos de tensão. Sem alarde, irão criar um momento especial para inspirar e informar a organização que estão cientes da situação e que tentarão aliviar o clima com ações espontâneas.

7. Fazem você se sentir valorizado

Você sempre se lembrará daquele líder que reconheceu o duro que você dá. Ao se sentir genuinamente apreciado perceberá que as 60 horas trabalhadas na semana valeram a pena. Quando alguém está muito atarefado não olha para o esforço dos outros. Aí muitos talentos vão embora. Um líder de verdade não cai nesse tipo de erro. Liderança é sobre pessoas, e o líder que se esquece disso será esquecido rapidamente.

8. Lideram para deixar um legado

Quem lidera para deixar um legado está liderando pelas razões certas. Os líderes sabem que o sucesso é maior para quem está cercado de pessoas que desejam que esse sucesso continue – olho gordo nunca fez bem! As pessoas gostam de trabalhar de forma colaborativa.

Como ser um bom líder usando ferramentas

Se você deseja mais tempo para poder pensar estrategicamente, doar parte de seu tempo para quem precisa ser ouvido e aconselhado, estar antenado às questões da empresa e dos seus colaboradores e poder fazer o que nenhum chefe faz direito, você precisa começar a automatizar algumas tarefas cotidianas como reuniões de acompanhamento, organização do fluxo de trabalho e priorização de tarefas para você gastar seu tempo de forma inteligente.

Assim saberá como ser um bom líder.!



Revista Proteger em Ação

(73) 9 9847-7129

 
 
 

Comments


CRIADO POR REVISTA PROTEGER EM AÇÃO - 2017

bottom of page