top of page

NR 20 - Saúde e Segurança do Trabalhador que laboram com combustíveis e inflamáveis

  • REVISTA PROTEGER EM AÇÃO
  • 10 de mar. de 2018
  • 4 min de leitura

Olá amigos e amigas da prevenção, neste artigo vamos abordar sobre as atividades e gestão de segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.


NÃO ESQUEÇA DE RECEBER O SEU PRESENTE NO FINAL DO ARTIGO

NR-20 significa Norma Regulamentadora n.º 20, cujo recebe o título de “Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis”.


Mudanças na NR-20

A nova redação contida na NR-20 apresenta consideráveis mudanças em comparação com a norma já obsoleta que não sofria modificações desde sua criação em 1978. As empresas devem cumprir a nova NR-20, publicada em 6 de março de 2012 pelo Ministério do Trabalho e Emprego MTE, que amplia o controle sobre gestão de saúde e segurança do trabalho em empresas que fazem uso de produtos inflamáveis.


Objetivo da nova NR-20

O objetivo da norma está na segurança e saúde das pessoas envolvidas com inflamáveis (gases e líquidos) e combustíveis (líquidos) em todo ciclo de vida da instalação, iniciando pelo projeto, construção, manutenção, operação, até a desativação, abrangendo a extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação. E dá outras competências: ”Implantar medidas de controle que consiste me manter um sistema de aterramento, isolar a área, ter equipamento de combate a incêndio…” A loja de conveniência também deve ser inserida nesta avaliação. Importante ressaltar que, deve ser feito uma análise de risco por um engenheiro técnico.


Prontidão

O prontuário da NR-20 estará encerrado com a elaboração de: ”Plano de resposta a emergência da instalação” É necessário documentar quais os procedimentos serão adotados caso ocorra um acidente de grande proporção. Isso inclui ter uma equipe treinada para atender ás emergências e até descrever se as condições de localização do posto oferecem riscos a vizinhança e se há necessidade de evacuação. Todos devem estar cientes caso ocorra um acidente de grande proporção. A vizinhança deve ser alertada e orientada sobre os procedimentos a seguir de uma situação de emergência.


Definições básicas de líquidos inflamáveis, gases inflamáveis, líquidos combustíveis e ponto de fulgor

Líquidos inflamáveis: são líquidos que possuem ponto de fulgor < ou = a 60ºC

Gases Inflamáveis: gases que inflamam com o ar a 20ºC e uma pressão padrão de 101,3 kPA.

Líquido combustíveis: são líquidos com ponto de fulgor > 60ºC e < ou = a 94ºC

Ponto de fulgor: menor temperatura de um líquido ou sólido, na qual os vapores misturados ao ar atmosférico, e na presença de uma fonte de ignição, iniciam a reação de combustão.

Pode-se concluir então que os gases ou vapores combustíveis só queimam quando sua porcentagem em volume estiver entre os limites (inferior ou superior) da inflamabilidade, que é a “mistura ideal” para a combustão.

Onde aplicar a NR-20?

De acordo ao subitem 20.2.1 da NR-20, estabelece que:

20.2.1 Esta NR se aplica às atividades de: a) extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação; Além disso, a norma regulamentadora nº 20 estabelece as diretrizes da não aplicação da NR-20, como em plataformas e instalações de apoio, empregadas com a finalidade de exploração e produção do petróleo e gás do subsolo marinho, conforme definido no Anexo II da NR-30 e nas edificações residenciais unifamiliares.

Além disso, a norma regulamentadora nº 20 estabelece as diretrizes da não aplicação da NR-20, como em plataformas e instalações de apoio, empregadas com a finalidade de exploração e produção do petróleo e gás do subsolo marinho, conforme definido no Anexo II da NR-30 e nas edificações residenciais unifamiliares.


Procedimentos a serem aplicados

Quanto aos produtos e líquidos inflamáveis é fundamental que ocorra os seguintes procedimentos:


Coletivos

  1. Manter afastado de calor (faíscas, chamas)

  2. Armazenar em local fresco/baixa temperatura, em local bem ventilado (seco) afastado de fontes de calor e ignição.

  3. Quando em uso não fume, beba ou coma.

  4. Não use em local sem ventilação adequada

  5. Use meios de contenção a fim de não contaminar o ambiente.

  6. Não permita o contato do produto com corpos d’água.

Individuais

  1. Utilizar equipamento de proteção individual apropriado (Equipamento de proteção respiratória com filtro contra vapores/névoas; luvas de proteção de PVC, borracha nitrílica ou natural, óculos de proteção contra respingos).

  2. Jamais aspirar (poeira,vapor ou névoa) dos produtos.

  3. Evitar contato com olho e pele.


Riscos envolvendo o manuseio de produtos inflamáveis


Dentre os riscos apresentados no manuseio de produtos inflamáveis, podemos citar:


Brasa de Cigarro

Essas é uma das mais perigosas, que podem ter proveniência tanto internamente do estabelecimento, como externamente. Temperaturas de brasa de cigarro podem chegar em torno de 1.000ºC. Faíscas

O impacto de uma ferramenta contra uma superfície sólida pode vir a gerar uma alta temperatura, em função do atrito. A temperatura gerada da faísca normalmente é estimada em torno de 700ºC.


A eletricidade estática

Como por exemplo de cargas acumuladas nos materiais, citamos a energia necessária para dar início ao processo de decomposição do acetileno puro (1 atm e 21ºC) na ordem 100J. Esta energia decai rapidamente com o aumento da pressão, pois misturas de acetileno com o ar são muito sensíveis exigindo apenas 2 x 10 – 5J.


Compressão adiabática

Essa ocorre sempre que um gás ou um vapor é comprimido, as temperaturas podem chegar, dependendo da substância envolvida, a 1.000ºC.

Chama direta

Esta é a fonte mais fácil de ser identificada, algumas chamas de combustíveis, por exemplo, podem atingir temperaturas variando de 1.800ºC a 3.100ºC. Vale ressaltar que todos os casos citados anteriormente, as temperaturas geradas são muito maiores que a temperatura de auto-ignição da maioria das substâncias inflamáveis existentes, como por exemplo: Graxas comuns (500ºC) Gasolina (400ºC) Metanol (385ºC) Etanol (380ºC) Querosene (210ºC) Documentos da NR-20 para sua empresas

São alguns documentos que as empresas devem providenciar de acordo com a NR-20, vejamos alguns deles:

  1. Projeto de instalação; Procedimentos Operacionais;

  2. Plano de Inspeção e Manutenção;

  3. Análise de Riscos;

  4. Plano de prevenção e controle de vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões e identificação das fontes de emissões fugitivas;

  5. Certificados de capacitação dos trabalhadores;

  6. Análise de Acidentes;

  7. Plano de Resposta a Emergências.

E ai prevencionistas, você gostou do artigo?

Que tal curtir a nossa página no FACEBOOK e cadastrar seu melhor e-mail para continuar desfrutando dos nossos conteúdos?







BAIXA AGORA O GUIA DE

IMPLEMENTAÇÃO DA NR 20 FEITO

PELA FECOMBUSTÍVEIS

É SÓ CLICAR NA IMAGEM ABAIXO




 
 
 

Comments


CRIADO POR REVISTA PROTEGER EM AÇÃO - 2017

bottom of page