top of page

DDS DO DIA - Comportamento seguro no ambiente de trabalho

  • FONTE: DDS ONLINE
  • 22 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Neste DDS vamos falar resumidamente sobre o nosso comportamento quanto às normas pré-estabelecidas, bem como nossa conduta perante elas. Para seu conhecimento, a maioria dos acidentes de trabalho ocorridos tem um histórico em comum:


O COMPORTAMENTO.


Vamos criar duas situações de comportamento de risco e avaliar cada situação. Nesse DDS a sua participação é fundamental. Leia e siga as instruções.


Caso 1)

Um colaborador da limpeza realizava manutenção de uma sala administrativa: encerava o piso. Quando a cera secou, este, por sua vez, para não marcar o piso com a sola da botina de segurança, retirou a mesma e entrou na sala para colocar os mobiliários nos seus devidos lugares. Ao apanhar uma cadeira de escritório para levar ao seu local original, esta se desmontou vindo a cair no seu pé, causando uma luxação, ficando afastado por 03 (três) dias.


Obs.: Este colaborador recebeu as recomendações de segurança acerca do uso constante da botina e demais EPI’s quando forem exigidos e todos estão registrados e protocolados em ficha de anotação.

  • Qual a sua avaliação diante de tal situação:

  • A lesão poderia ter sido evitada se ele tivesse com a botina?

  • A culpa foi da cadeira que estava danificada?;

  • Ou será que ele não tinha ciência dos riscos que estaria exposto?

  • Foi um ato inseguro ou uma condição insegura?


Registre as suas opiniões nos comentários logo abaixo.


Caso 2)


Uma colaboradora recebera uma recomendação de lustrar uma estante metálica utilizando o brilha inox spray, pois no dia haveria uma visita importante. Um detalhe: Faltavam 15 minutos para o encerramento de seu expediente e ao executar o serviço, a colaboradora não apanhou a luva de látex e os óculos de segurança incolor para executar o serviço.


Qual foi o resultado? Ao utilizar o produto, que é um aerossol, este veio a respingar no seu olho provocando uma ardência insuportável e ela precisou ser conduzida ao hospital ficando afastada por 02 dias devido a uma pequena lesão na córnea.

  • O que dizer desta situação?

  • O que ela fez que desse errado?

  • Será que havia uma forma diferente de executar o serviço?

Registre as suas opiniões nos comentários logo abaixo.


As duas situações expressam claramente o fator comportamental que a maioria dos trabalhadores tem com relação à sua própria segurança. As empresas têm se esforçado para que a nossa cultura prevencionista seja a mais aguçada ministrando treinamentos, fornecendo ferramentas adequadas e EPI’s de qualidade. Contudo, aplicar estes conceitos e usar os EPI’s e ferramentas adequadamente é responsabilidade sua.


Você pode usar várias desculpas para não usar EPI e pode até dizer que está desmotivado para não querer cumprir com as determinações que lhe são propostas. Agora a questão é:


Se você se acidentar por descumprir um determinado procedimento, quem perderá mais? Você ou a Empresa?


“A sua segurança é bem mais que motivação. É um compromisso com a sua própria vida.”

E AI GOSTOU DO DDS?

ENTÃO QUE TAL NOS SEGUIR?

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E CADASTRE SEU E-MAIL NO SITE E RECEBA TUDO QUE PRODUZIMOS




Comments


CRIADO POR REVISTA PROTEGER EM AÇÃO - 2017

bottom of page